terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Festival Casarão Ano IX

O Festival Casarão em sua 9º edição contará com a presença de 33 bandas de vários estados brasileiros e terá também nomes de muito prestigio do jornalismo cultural brasileiro. A expectativa em torno do Festival, tanto quanto a estrutura quanto á programação aumenta ainda mais levando-se em consideração o fato do Casarão, nesse ano, contar com o patrocínio da Petrobrás. O Festival acontecerá do dia 2 a 4 de Maio em dois lugares alternadamente, na casa de shows Kabanas e no Casarão da Estrada do Santo Antônio, ícone histórico de Rondônia. As Headlines que já estão confirmadissímas são Cachorro Grande que tocará na Sexta-feira, Dead Fish no Sábado e Pitty no Domingo. Terá ainda a participação de bandas consagradas no Circuito Independente como Macaco Bong, Mukeka Di Rato e MQN. Destaca-se também a integração cultural com países fronteiriços através da participação da banda Boliviana Querembas.
Edital de Festival de Música

Isso foi possível através da participação do evento no Edital de Festival de Música realizado pelo Instituto Moreira Salles, um dos mais respeitados do Brasil. E do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, em que a Petrobras participa como patrocinadora. Assim, o processo de seleção teve duas etapas. Uma de análise de projetos, onde 259 projetos do Brasil inteiro se inscreveram. Após essa etapa, foram divulgados 30 finalistas, que passaram por uma sabatina no Rio de Janeiro, onde depois dessa fase, foram divulgados os 24 projetos contemplados. Dentre eles, o Casarão Ano IX. Sobre a importância do Edital e dos eventos realizados que foram contemplados, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, explanou "Estamos trabalhando para reforçar o papel da música brasileira e de seus criadores na formação de uma identidade plural, híbrida, na qual se articulam o popular, o massivo e o erudito, o próprio e o alheio, o local, o nacional e o global", durante a cerimônia de lançamento, realizada no Palácio da Cultura Gustavo Capanema.

Ciclo de palestras

Há dois anos o Casarão promove de forma integrada ao Festival um ciclo de palestras, envolvendo cultura, música e demais assuntos pertinentes. O seminário desse ano terá como tema: “As novas forma de fazer Música”.
Prévias no interior do Estado
Prévias
Uma das novidades pra essa edição são as prévias do Casarão que vão acontecer nos municípios de Vilhena e Ji-paraná, respectivamente, nos dias 19 e 20 de Abril com as presenças de Rock Rocket, banda paulista de Rock de garagem e também da roraimense Veludo Branco, já conhecida pelo público de Porto Velho por sua recente apresentação no Festival Beradeiros.