quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Entrevista Com a Branco Ou Tinto.


Wellington guitarra e vocal da cuiabana Branco Ou Tinto, que foi selecionada para tocar no Festival Beradeiros, nos falou sobre a recente formação da banda, sobre rótulos musicais e... Cuidados ao salvar um arquivo!

Bruna: E ai vamos? Fazer a entrevista?
Wellington: Bora!

Bruna: Bom, então você poderia descrever o som do Branco Ou Tinto, pra quem não conhece. Tipo... Eu!
Wellington: O Branco ou Tinto não é uma banda com um estilo único ou definido. Muita gente já falou que nosso som é Grunge, outros disseram que é Powerpop, Garage Rock e já chamaram até de Blues Moderno. Isso é muito bacana, porque nossa banda não se enquadrou em nenhum tipo de rótulo. Algumas músicas são mais pesadas, outras leves... E em nossas composições, damos muito valor à letra também, pois achamos q ela é tão importante. Quanto o som, já que nossas músicas mesclam tantos estilos diferentes, tem música para vários gostos.

Bruna: Massa! Agradar vários públicos é algo positivo. Por que o daqui costuma amar ou odiar. Difícil ter meio termo. Mas diga como nasceu a banda? Lembro que ela é fruto de um outro projeto que evoluiu e tals...
Wellington: Espero q nos amem então. Rrsrsrsrsr!
Realmente, Branco ou Tinto é uma evolução da extinta Dope Dick, à qual também fui membro fundador. Era uma banda de garagem que formei com amigos, Clohenderson e Marcelo Pereira. Mas ela passou por diversas mudanças. No fim da banda, estava com Clohenderson na bateria e Fernando Mello no baixo, com essa formação tocamos no Circuito Volume, Festival Volume, lançamento da Editora Cativa e abrimos shows do Los Porongas, Leela, Daniel Belleza.
Mas chegou um momento que notei que era necessária uma mudança, então chamei Marcus Tubarão para iniciar um novo projeto, o Branco ou Tinto, com a proposta de nos tornarmos uma banda profissional mesmo.
Em 07/07/07 Dope Dick morreu e em agosto, Branco ou Tinto nasceu.
Um mês depois, tocamos no Festival Calango, com Sonny Snorks segurando o contrabaixo, até encontrarmos um baixista definitivo.
Então Thiago Araújo assumiu há pouco mais de um mês... Abrimos o show do Rockassetes e final de semana passado abrimos Porcas Borboletas.
Estamos muito felizes com os passos que a banda está dando, afinal, semana que vem no máximo, nosso 1° EP estará pronto e mês que vem nos apresentaremos pela primeira vez fora do estado.

Bruna: Olha aê! Processo rápido! E o que vocês vão trazer de novidade para o show no Festival Beradeiros?
Wellington: Vamos praticamente lançar nosso EP no Beradeiros... Também vamos levar camisetas, adesivos, zine e pretendemos tocar duas novas canções, que vão ser tocadas em primeira mão pra galera de Porto Velho. Esse zine vai ser bem interessante, pois vai explicar também como funciona a Volume, que é o coletivo ao qual a banda faz parte.

Bruna: Bacana. E a expectativa para o 1º show fora da cidade de vocês é boa? Estão apreensivos... Ou tá tudo bacana?
Wellington:Nossa, estamos super ansiosos... É claro que sempre rola um pouco de nervosismo, pois. É um público que ainda não conhecemos, mas vamos nos esforçar ao máximo para fazer um ótimo show, tanto pra vocês, como pra nós. Sempre nos divertimos muito no palco. E esperamos passar nossa energia para o público do Beradeiros.

Bruna: Então creio que vai dar tudo certo! A gente agradece a participação da banda e também a disposição para dar a entrevista duas vezes!(Wellington já havia dado uma entrevista para o blog anteriormente, e essa não foi publicada, por motivos de força maior!!!) (Risos).
Wellington: Heheheh pode ficar tranqüila. Nós é que agradecemos à oportunidade.
Bruna: Se quiser mandar recado pra o público daqui fique a vontade. Aliás, pode também, passar os contatos da banda ai pra gente.
Wellington: Hum... Legal... Quero q saibam que vai ser uma honra nos apresentarmos no palco do Beradeiros e que estamos na expectativa para chegar logo. Tenho certeza de que vai ser um show muito divertido. Se você ainda não conhece nossa banda, pode acessar nossos links:

Myspace: www.myspace.com/brancooutinto

Youtube: www.youtube.com/brancooutintomt

Fotolog: www.fotolog.com/brancooutinto

Trama: www.tramavirtual.com.br/branco_ou_tinto

Flickr: www.flickr.com/brancooutinto

Até semana que vem nosso ep estará disponível na net. Por enquanto tem uma demo, fiquem a vontade, e alguns vídeos no youtube.

Bruna: Opa! Valeu!
Wellington: obrigado a você, e não esquece de salvar hein!
Bruna: Poutz! Me entregou! (Risos).

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Blog Beradeiros vira notícia


O blog Beradeiros foi alvo, na semana passada, de citações e matérias em pelo menos dois sites super acessados da cena de Rock Fora-do-Eixo . Um deles foi o o blog do Espaço Cubo que fez uma pequena matéria enfatizando o fato dessas linhas virtuais darem informações sobre as bandas que fazem parte da programação do Festival Beradeiros 2007, classificando essa iniciativa como uma coisa bem legal. Boa!
A outra citação foi na coluna do Humberto Finatti, o jornalista mais "figura" da cena rocker,no Site Dynamite, a citação foi por conta da surpresa que a apresentação da Recato causou na maioria dos presentes no Festival Varadouro, acontecido recentemente em Rio Branco-AC, da qual nem Finatti escapou. Vale reassaltar que o texto também contêm algumas farpas, ou "críticas", a cena rondoniense de Rock. Estilo "morde e assopra" bem característico do senhor Finas. As demais falas se referem a passagem da representante desse blog pelo Festival acreano.
Veja as matérias!

Na Dynamite
http://www.dynamite.com.br/portal/lernews.cfm?cd_noticia=21310
No Espaço Cubo
http://www.espacocubo.blogger.com.br/


Notas:

*E a Recato continua arrancando elogios por sua apresentação no Varadouro, além da matéria citada acima, ainda saiu mais uma, no site Urbanaque, classificando os meninos como, revelação(sempre!) e também como "Los Hermanos de Rondônia". Acredito que a comparação não alegra os recatados, porém elogios em geral são sempre bem vindos!
Confira a matéria na íntegra:
http://www.urbanaque.com.br/conteudo_musica99.asp

** O lado social do projeto Beradeiros também foi motivo de elogios, feitos pela imprensa local atravéz do Jornal "O Estadão do Norte" que destacou algumas ações do Projeto como por exemplo a doação de livros e leite, angariados durante o Festival e distribuidos posteriormente a população carente. A reportagem só está disponível no jornal imprenso, mas você pode conferir no um resumo no nosso Fotolog. (Aproveita pra adcionar e postar lá!!)
http://www.fotolog.com/beradeiros

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Festival Varadouro - Mulheres no comando!


A edição 2007 do Festival Varadouro, bem sucedida por sinal, teve peculiaridades interessantissímas tanto na coordenação quanto nas apresentações dos artistas. Além da integração sulamericana que se deu através da participação da banda peruana Turbopótamos

O Varadouro se destacou pela atuação empolgante e decisiva das mulheres tanto na produção quanto nas apresentações de bandas como Filomedusa, Madame Saatan, O Quarto das Cinzas e Blush Azul.

Nos dois dias de duração do Evento, era possível ver a meninas da produção do Coletivo Catraia indo de um lado ao outro sempre muito empenhadas e compenetradas em seus respectivos trabalhos. Isso certamente refletiu no bom funcionamento do festival como um todo, e ao final, isso confirmou a importância do Festival Varadouro no cenário nacional.

Os debates ocorridos tiveram temas diversos como "O novo Mapa da Mùsica independente na América Latina" e "Caminhos da música brasileira diante das novas Técnologias". E justamente a diversidade de temas incentivou debates amplos e intensos que excederam os temas iniciais, enriquecendo ainda mais o seminário.

Outro destaque foi a participação do Cubo em áreas essenciais do Varadouro como planejamento, produção e comunicação aliando o experiência cuiabana á boa vontade acreana.
Promovendo troca de tecnologias e estimulando a criatividade e qualidade na produção do evento.

Festival Varadouro é realizado pela Catraia Records está em sua terceira edição e aconteceu no estacionamento do Estádio da Floresta.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Conheça a Enmou!


Como é de se imaginar a primeira reação ao se ouvir esse nome é: “o que é Enmou?”. Quando nos deparamos com essa palavra, inventada por Robson (primeiro guitarrista da banda), um grande ponto de interrogação veio em nossas mentes.
Dar significado a essa palavra é a missão desses (e de tantos outros ) jovens desde então. Sinônimo de um rock rápido, simples e direto, como o conteúdo de suas letras e também os riffs primais dos instrumentos. É o rock em estado cru na forma que inclui punk rock, hardcore, surf music, stoner rock e Elvis Presley rachando com Raul Seixas. Letras sociais com caráter de escracho, ou seja, não é um tapa, nem um murro é aquela relada que incomoda por bastante tempo. Rock feito por cinco não-roqueiros.

Enfim, é Enmou.

Confira a entrevista feita concedida pelo Nettü, o baixista, no blog http://freakglam.blogspot.com/

Integrantes:

Hoelesen: guitarra e voz
Jamir: guitarra
Keith: voz
Kleyton: bateria
Neto: baixo e voz



A Enmou se apresentará no Festival Beradeiros no dia 17 de Novembro

Recato è umas das revelações do Festival Varadouro Segundo Fernando Rosa.


A banda Recato de Porto Velho, após fazer shows memoráveis tanto na capital quanto no interior do estado de Rondônia, fez sua primeira apresentação no Festival Varadouro no Acre.
Os "recatados" artistas conseguiram obter um resposta boa do público acreano (esse muito receptivo, diga-se de passagem) e ainda receber elogios do mago da comunicação e produção do circuito Fora do Eixo , o Fernando Rosa, do site Senhor F que classificou-os como uma das supresas da primeira noite do Varadouro.


A Recato se apresentará também no Festival Beradeiros no dia 17 de Novembro.


terça-feira, 16 de outubro de 2007

SomoS No Festival Beradeiros 2007

È um imenso prazer para o Projeto Beradeiros receber bandas de lugares tão díspares e com sonoridades tão diferentes, semana passada demos uma pequena descrição do som da Veludo Branco-RR no no flog do festival (http://www.fotolog.com/beradeiros) se quiser ainda dá pra conferir lá.
Essa semana vamos mostrar ao público porto velhense um pouco mais sobre a Somos, banda paulistana de Indie Rock que promete agitar a 1º noite do Festival Beradeiros. Além da entrevista com o Thiago disponível no blog http://freakglam.blogspot.com/ você também pode conferir a seguir uma pequena amostra da história da banda:


Verão de 2000, o sol era quente, a areia era fofa. Entre três camaradas, uma viagem de ferias e inúmeras rodas trincadas de violão, o amor subiu a serra e, de volta à São Paulo, virou uma banda, a SomoS. Montaram um estúdio em casa e começaram a gravar. Ao som de Beatles, enfurnados no estúdio, experimentavam, gravavam, gravavam, gravavam… Os amigos buscavam fazer um som único, divertido, diferente, sem se prender à estilos, rótulos, embalagens, maquiagens, enfim, que fizesse jus ao nome. Tinha de ser algo deles e como eles, nada além ou menos que isso. Dali nasceu a identidade da SomoS.

Nesse grava-grava, gostaram da brincadeira e começaram a sentir uma coceira, uma vontade de dar as caras, fazer shows. Só que os arranjos exigiam mais um integrante.Num verão de 2002, o sol continuava quente e numas dessas inexplicáveis coincidências, o batera apareceu numa carona. Ele parecia cair como uma luva, tocava bateria como um animal, era gente boa e, ainda por cima, tocava gaita de fole! Pode? Começaram a garimpar shows. Tocaram em casas pequenas, os amigos iam e gostavam. Daí em diante, esses meninos levados não pararam mais. E parar para que? Com a formação consolidada, as incursões musicais do quarteto se intensificaram ainda mais, despertando a curiosidade dos próprios músicos, levando a banda a experimentar trocas de instrumentos entre si e buscar sonoridades inusitadas dentro do universo do rock.

Por volta de 2004, o quarteto uniu-se à bandas amigas como o Wasted Nation e Seminal para criar o agitador cultural “Escarnio & osso”, que visa alavancar e fortalecer o rock independente através da realização de eventos culturais. Em maio de 2006, levando essa ideologia do “faça você mesmo” ao limite, lançou seu primeiro filho legitimo, “o disco do saco bege”, gravado e produzido pela banda, em casa. Além disso o disco conta com uma embalagem artesanal e única que desperta suspiros por onde passa.

Com sua musicalidade psicodélica, descontínua e dissonante, o disco teve uma estréia digna de uma noite de rock no Studio SP com a companhia dos amigos dos Ecos Falsos. A SomoS já dividiu os palcos com bandas renomadas da cena roqueira nacional tais como: Vanguart, Macaco Bong, Zefirina Bomba, Matanza, Rock Rocket, Ecos Falsos, Faichecleres, Daniel Belleza e os Corações em Fúria, Coletivo Rádio Cipó, Pata de Elefante, Moptop...

A Banda já apresentou seu som lisérgico em diversas casas de São Paulo como Hangar 110, Berlin, Outs, Sattva, Kat Pub, Studio Sp… além de cidades do interior paulista, Rio de Janeiro, Niterói, Curitiba, Cuiabá, Juiz de Fora, Brasília... Cuidado! O próximo pode ser você!

Quer mais? Então olha lá!
http://www.myspace.com/smssomos
http://www.fotolog.com/somos_sms
http://www.escarnio.com.br/

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Festival Beradeiros 2007 - Line up


O projeto Beradeiros iniciou-se em 2004 sendo fruto de uma parceria entre músicos, bandas, artistas, incentivadores, promotores culturais e instituições ligadas à cultura que visa a integração e a consolidação da cena artística independente de Rondônia. Nesses 3 anos o Beradeiros foi responsável por grande parte da articulação do rock independente de Rondônia, trazendo entre suas atrações bandas renome nacional como Los Porongas (AC), Macaco Bong (MT), Mr. Jungle (RR), e claro as boas bandas rondonienses como Quilomboclada, Coveiros, Ultimato e grupos do interior do estado também. Para essa 3º edição temos o prazer de receber artistas com trabalhos de qualidade e de vários estados tanto distantes como próximos dando assim continuidade ao intercâmbio cultural que é a proposta principal do Projeto. O Festival será realizado no espaço da casa da casa de shows Kabanas, nos dias 17 e 18 de Novembro. Os ingressos custarão apenas 10 reais e estudante tem direito a meia.


Confira as bandas selecionadas e os horários!


Sábado dia 17/11

18:00 Incinerador
18:30 Miss Jane
19:00 Emmou (VIlhena)
19:30 Guerrilha S/A
20:00 DHC
20:30 Celula'tiva
21:00 Made in Marte
21:30 HellFire
22:00 Recato
22:30 THE MELT (MT)
23:00 Ultimato
23:30 SOMOS (SP)
Domingo Dia 18/11

18:00 Habeas Corpus
18:30 Innocence
19:00 One Weak
19:30 Di marco (Ji Paraná)
20:00 Leão Do Norte
20:30 Odisséia
21:00 Rádio ao vivo
21:30 Ferrovia Rock
22:00 Bicho Du lodo
22:30 SURVIVE (AC)
23:00 A Fabrica
23:30 VELUDO BRANCO (RR)