segunda-feira, 31 de março de 2008

"II Fantasiando a História"


O CA de História da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, em parceria com a pró-reitoria de Graduação e o Projeto Beradeiros está organizando a segunda festa a fantasia, que acontecerá no dia 05 de Abril no Casarão histórico da Cacheira de St. Antônio. As atrações serão a estreante New Change, a Korum, a banda de nome indefectível - Hey Hey Hey!- a Kid Ventura com seu interminável repertório de clássicos do Rock , a SambaSoulTim e Dj's. Os organizadores garantem que a festa será memorável, não só pelo local, naturalmente deslumbrante, mas também pelo inusitado causado pelas fantasias. Aliás, vale ressaltar que a fantasia é obrigatória! A festa tem como proposta criar uma interação descontraída entre os Acadêmicos dos vários cursos da Unir e a comunidade em geral. E para contornar os possíveis transtornos de locomoção até o local da festa, a organização também irá disponibilizar um ônibus que sairá da frente da Unir - Centro ás 21:00h. Vista sua melhor fantasia e compareça!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Tão longe e tão perto: Conheça a banda boliviana Querembas.


Por: Rebeca Barca

O Festival Casarão em sua nona edição divulgou a lista das 33 bandas independentes que irão se apresentar dos dias 02 a 04 de maio, com muitas novidades. Uma das atrações divulgadas pelo Festival Casarão é a banda de rock boliviana Querembas, que deve tocar na noite de domingo (04/03). A expectativa se deve não só por ser uma banda pouco conhecida, mas também por ser uma banda de Rock.
Formada em outubro de 2003, Querembas completa cinco anos de estrada com três Cd’s e um DVD gravados e muitos prêmios em seu país. Esta será a primeira vez que irão tocar no Brasil, mas já se apresentaram em países como Argentina, Paraguai e Peru, além de ter feito shows por toda a Bolívia.
Segundo o vocalista Ronald Subirana, sempre desejaram tocar no Brasil e o convite feito por Vinícius Lemos, idealizador do Festival, foi muito bem recebida pelo grupo, “hace tiempo queríamos ir a Brasil” comenta animado sobre o convite e acrescenta que a banda irá trazer o que ele tem de melhor do som e da performance ( presença de palco) deles, “Estamos muy ansiosos con el show en Porto Velho y vamos muy seguros de que el grupo dejará una gran imprensión. Para el show de Porto Velho estamos preparando algo especial”, complementa.
As influências da banda são diversas, os tipos de músicas que vão desde o Metal até a música Clássica, para eles as mais importantes seriam Korn, Linkin Park, Papa Roach e Ill Nino. Acreditam que ao deixarem-se absorver por essas influências, podem passar um bom som as pessoas.

CENA BOLIVIANA

O cenário musical boliviano é pequeno, mas muito ativo. Nos últimos anos tem experimentado um crescimento grande do publico cativo da musica nacional, “A hora, los festivales de rock nacional tienen muchísima convocatoria. El nivel de producción de las bandas también se ha incrementado” cometa o vocalista da banda sobre a influencia dos festivais de rock e sobre o nível de produção das bandas

PRESENÇA FEMININA MARCANTE

Na banda existem três mulheres, fato comum em várias bandas, mas neste caso é uma questão de equilíbrio, é que segundo Ronald um elemento característico da banda é esta presença marcante da mulher, acredita que numa sociedade tão machista como é a latino-americana, homens e mulheres tem funções iguais. Quem vê o Line Up da banda percebe que são apenas cinco pessoas, entre elas duas mulheres, então cadê a outra? “La banda es de 5 personas, que son las que salimos en los discos, pero en vivo hay una mas. Somos 6, y la sexta es mujer tb”, esclarece.

NOVIDADES

Querembas está gravando seu novo clipe onde a baixista Beby Guzmán deverá aparecer nua. O clipe já foi filmado e assim que for editado vai estar disponível no Youtube.

DICOGRAFIA:
"guerreros" 2004
"ciegos" 2005
"manicomio" 2007
un dvd "Invisibles" 2007

Você pode ouvir as músicas da Querembas no site http://www.querembas.net/ na seção "multimedia"

Ou no Youtube:



Beby Guzmán (Baixo)
Aníbal Guzmán (Bateria)
Pablo Callaú (Guitarra)
Grace Calero (Teclado)
Ronald Subirana (Voz principal)

terça-feira, 11 de março de 2008

Enfim a programação do Festival Casarão!



È inegável expectativa em torno da programação do Festival Casarão, e sua 9º edição não deixou a desejar. O frisson já girava em torno das Headlines, afinal o nome da Pitty foi motivo de alegria pra uns e controvérsia pra outros. Os nomesMQN e Macaco Bong já haviam sido citados também e foi motivo de comemoração. Enfim, diga você o que acha, afinal.
Segue a lista:

02 de maio – Sexta
Local: Kabana’s

22:00 – Cachorro Grande (RS)
21:30 – Mukeka di Rato (ES)
21:00 – Coveiros (RO)
20:30 – Do Amor (RJ)
20:00 – Bicho du Lodo (RO)
19:30 – Mr. Jungle (RR)
19:00 – Underflow (AM)
18:30 – Visitantes (SP)
18:00 – Incinerador (RO)
17:30 – Seletiva de Ji-Paraná ou Vilhena (RO)
17:00 – DHC (RO)

03 de maio – Sábado
Local: Casarão

01:30 – Dead Fish (ES)
01:00 – MQN (GO)
00:30 – Recato (RO)
00:00 – Macaco Bong (MT)
23:00 – Mezatrio (AM)
22:30 – Rádio Ao Vivo (RO)
22:00 – Toa Toa (RJ)
21:30 – Aliases (AM)
21:00 – Boddah Diciro (TO)
20:30 – Sucodinois (RO)
20:00 – Marlton (AC)
19:30 – Hellfire (RO)
19:00 – One Weak (RO)

04 de maio – Domingo
Local: Kabana’s

22:00 – Pitty (BA)
21:30 – Ecos Falsos + Daniel Belleza (SP)
21:00 – Ultimato (RO)
20:30 – Querembas (Bolívia)
20:00 – Hey Hey Hey (RO)
19:30 – Esquerda Volver (PR)
19:00 – Johnny Suxxx n’ Fucking Boys (GO)
18:30 – Seu Miranda (RJ)
18:00 – Miss Jane (RO)
17:30 – Seletiva de Ji-Paraná ou Vilhena (RO)
17:00 – Celula’tiva (RO)

terça-feira, 4 de março de 2008

"Mulheres de Atitude" é tema de exposição no V Festival de Rock Feminino


"Mulheres de Atitude" é tema de exposição no V Festival de Rock Feminino "Em parceria com o grupo ArtZ, o festival promoverá um concurso e uma exposição baseados no tema "Mulheres de Atitude". A idéia é mostrar de uma visão artística a presença da mulher em mais de um movimento.

Nos dias 14 e 15 de março acontece em Rio Claro(SP) a sexta edição do Festival de Rock Feminino. Além de trazer bandas formadas por mulheres de diferentes estados e estilos, o evento conta com uma novidade em 2008: a participação do Grupo Artz, resultando num concurso e numa exposição, inspirados no seguinte tema: "Mulheres de Atitude". O concurso tem recebido inscrições de toda a parte. Segundo Vivian Guilherme, idealizadora do Festival de Rock Feminino, já foram inscritas obras internacionais, oriundas de países como Argentina e Chile. As inscrições vão até o dia 7 de março, podendo participar quaisquer interessados (fotografia, ilustração, gravura, técnicas mistas, etc) trabalhando no tema "Mulheres de Atitude", podendo se inscrever com até 3 obras, no valor de R$3 por obra. Mais informações no site http://www.rockfeminino.org/expo.php ou no telefone (19)3533-4197 . As categorias variam entre Arte Postal, Fotografia, Ilustração (podendo ser utilizados qualquer material, desde lápis colorido, canetas hidrocor, magic pen, tintas - óleo, acrílica, guache, aquarela, etc.) e Mista. Não há restrições para confecção e dimensões, sendo a única regra a inspiração no tema "Mulheres de Atitude". Como premiação, o concurso terá, entre outras coisas, livros autografados, além da inclusão da obra vencedora no acervo do grupo ArtZ.

Sobre o ArtZ

O Grupo ArtZ é formado por artistas diferenciados, que têm como objetivo a conscientização e não ociosidade para com o mundo. O grupo traz a temática 'Mulheres de Atitude', num concurso que o que vale é 'causar reação à apatia'. Segundo Lisa Magalhães, idealizadora do ArtZ, a idéia do concurso é "mostrar de uma visão artística a presença da mulher em mais de um movimento". O Grupo contará também com a participação de alguns artistas/ escritores, como o famoso contista Adriano Siqueira (que trará parte do seu acervo como colecionador vampírico e estará divulgando o livro "Amor Vampiro", do qual participa) e a musa do gótico Naty Vamp, dona do site Góticas Famosas, mostra de moda gótica e expo. + artes integradas Além da exposição temática em parceria com o ArtZ, o VI Festival de Rock Feminino contará com exposição de fotos e poesia. "As fotos são da agência Orange, que vai expor sobre consciência ambiental. De poesias é feita pelo Clirc - Centro Literario Rio Claro, que expõe desde o primeiro festival" contou Vivian Guilherme, que além de idealizadora do festival é conselheira fiscal no Clirc. Programação No Brasil, o Festival de Rock Feminino é o principal case no que se refere à garantia de espaços ao gênero feminino. Trata-se do único festival de São Paulo associado a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), é membro ativo do movimento autodenominado Circuito Fora do Eixo, onde integra projetos como o Grito Rock – a versão do GR Rio Claro chegou esse ano à sua 2ª edição – e o Compacto.REC. Esse ano 14 bandas foram escaladas para compor a programação do festival. As duas primeiras banda a serem confirmadas foram a Sethy(Rio Claro) e a Plano Próximo (São Carlos). Saiba mais sobre alguma delas abaixo: Sethy A banda Sethy foi formada em Junho de 2004, na cidade de Rio Claro, após várias formações, hoje estão Tamyres no baixo, Maico na guitarra, Filipe na bateria, Bruno no vocal e Christeffer na guitarra. Ao todo, contabilizam inúmeros shows pelo estado, inclusive participação em grandes festivais como o Encontro de Rock no Equinócio, dividindo palco com bandas como Desdominus, Majesty e Hal9000. A primeira demo, totalmente independente, foi gravada no final de 2005 mostrando amadurecimento da banda que antes apostava somente em covers. Hoje, misturando influências do thrash metal com letras em português mostra-se um dos grandes nomes da nova safra metal do interior de São Paulo.
Saiba mais: http://www.myspace.com/bandasethy
http://www.fotolog.com/banda_sethy
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3261518
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11744673107160559491

Plano Próximo

A banda Plano Próximo é formada por alunos graduados em cinema na Universidade Federal de São Carlos e toca powerpop calcado em elementos do rock, punk e indie. Formada inicialmente por Carol e Gustavo, a Plano Próximo é hoje um quinteto que conta com a participação de Daniel D2, Ian e Rachel. Tocando de baladas amorosas a rocks dançantes e nervosos, sempre com letras pungentes, a banda vem chamando a atenção do público que comparece aos shows e festivais de que participa. A Plano Próximo, no ano de 2007 se consolidou como banda, está participando ativamente de festivais por todo país e fazendo shows freqüentemente no estado de São Paulo. Atualmente a Plano Próximo se encontra em processo de composição e gravação de músicas para seu primeiro CD(Wasabi), além disso, está buscando parcerias de bandas, produtores e selos que gostariam de trabalhar com o novo cenário da música independente!
O trabalho atual pode ser conferido nos sites:
http://www.myspace.com/planoproximo
http://www.tramavirtual.com.br/plano_proximo
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14162613

Fonte: Assessoria do Evento.

II Festival "Dias de Luta": Música, cultura e diversidade


Por: Rodolfo Bártolo.

Todos esperavam por mais um evento dos calouros, lotado na escadaria que sempre reuniu quase todas as gerações. Desde os punks (hoje até se formaram ou jubilaram) até os atuais Emos sebosos e maquiados. A chuva que atrasou alguns momentos logo parou e melhorou ainda mais o clima que estava muito abafado. E eu, que já tava chegando atrasado na 3° atração e acabava de receber a notícia, que Bruno Rocha que havia tocado para abrir o evento, ele me contou que tocou trinta minutos de suas músicas e dois covers do Zé Ramalho pela insistência da galera, me adiantou que tá vendendo um CD de músicas que gravou só voz e violão (tenho um CD desses e até que tá bom de ouvir).

A banda que tocava quando cheguei foi a Innocence que mandou um repertório convincente, é um hard-core melódico e composições suas e da Scrooff (extinta banda dos irmãos Gabriel e Felipe). Um show legal, com destaque para o batera Felipe que parecia ter mais presença e pegada no palco.

A próxima banda a subir na escadaria era a “aventurada” Kid Ventura que tocou somente covers de clássicos anos 70 e 80, isso depois de algum tempo acaba ficando extremamente chato no meio de uma galera que ta a fim de ouvir novidades, no entanto bares e festas temáticas aproveitariam muito bem o tal repertório, a banda tem músicos bons, porém não tão dedicados, destaque para o Aime que parece tocar com muita felicidade e estilo.

Aí veio os caras do Bicho Du Lodo, deveriam estar bem empolgados depois da mini-tour Sampa/Cuiabá, talvez a banda mais esperada da noite. Os “Bichos” tem músicas muito legais, boas letras pra nós beradeiros, é tipo uma levada tribal com baião e pedais duplos quando menos se espera, o Bode lidera o set list, regendo todos os erros e acertos. A banda tem muita criatividade, porém carece de uma precisão, ou mais coesão, em suas execuções. “Fiquei de cara, os caras tocaram tão bem em sampa e chegam aqui pra errar besteiras” disse Bode o vocal e guitarra da banda.

E pra encerrar o evento veio à banda Raul com seu fiel público, ficam só os highlanders. Apesar de não mostrarem novidades musicais representam uma grande resistência no Rock da cidade, a banda tem mais de dez anos de história e sempre será ouvida pelos highlanders. Espero ansioso que eles melhorem.
* Na foto a banda Bicho Du lodo.